Aula de chá
Tivemos aula com a especialista em chás e representante da marca Tee Gschwendner, Carla Saueressig.
Resumindo a explanação: Normalmente se utiliza, em chás de qualidade, apenas as duas folhas mais tenras das pontas.Assim como o vinho obedece critérios de terroir. O rendimento médio para a confecção de chá é de 3kg fresca para 1kg de seca. É preferível utilizar a "água mole", ou seja, com poucos minerais para extrair o verdadeiro (sem interferência) sabor/aroma de cada chá - entre as nacionais aconselha-se a Prata e entre as importadas (no Brasil) a Panna.
Uma coisa muito importante. A utilização de sachê (em chá ou café) acarreta duas grandes desvantagens: não vemos a qualidade da folha (se está inteira) e um problema pouco comentado, que é a utilização de cloro no "branqueamento" do papel utilizado no sachê (além de alterar o sabor, é cancerígeno!
De baixo para cima:
- Gyokuro
- Silver nails (Yin Zhen)
- White Oothu
- Lady grey
- Oolong Formosa
- Darjeeling 260
- Preto Ceilão
- Noite árabe (chá verde, preto, rosas e jasmin)
- Aromático managa e abacaxi
- Xian Tao
- Fujian
Postado por Marcel Miwa.
Comentários
bjs a vcs
Sou a Débora do blog brincando de chef. Amei o blog de vocês! Sou apaixonada por chá e, para mim, essa degustação foi incrível! Tomara que eu possa participar de um algum dia.
Vamos manter contato.
Beijos!
abs,
Nina.
Postar um comentário
Deixe a sua opinião aqui!
Os comentários no Gourmandise estão sujeitos à moderação para evitar ofensas, apologias em geral, publicidade/divulgação de serviços/produtos e campanha eleitoral. Evite "caixa alta".